Notícia

Pequenos Negócios

terça, 29 de agosto de 2017
Encontro analisa o cenário de micro e pequenas empresas no Paraná
Começa nesta quarta-feira (30), o 2º Encontro das Micro e Pequenas Empresas do Paraná, que vai reunir empresários e representantes do poder público municipal e estadual, sindicatos, associações e entidades de classe paranaenses. O evento, que vai discutir os rumos dos pequenos negócios no Estado, acontece no Campus da Fiep, em Curitiba, e terá três sessões plenárias com palestras sobre temas atuais e seis oficinas temáticas, incluindo capítulos da Lei Geral das MPEs e melhorias do ambiente de negócios. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://www.encontropequenasempresas.com.br, onde também há detalhes da programação que vai até o dia 31 de agosto.

No Fórum, serão discutidas boas práticas, experiências e cases de sucesso, além de estratégias para crescimento e fortalecimento do setor, que podem contribuir para o desenvolvimento da economia local, regional e estadual. Entre os assuntos em pauta estão previstos temas que interferem na competitividade, como inovação, crédito, compras, associativismo, empreendedorismo, educação empreendedora, simplificação e desburocratização.

Para o presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Fampepar), Ercílio Santinoni, o encontro é muito importante, pois traz lideranças de todo o Estado para juntos conhecerem as boas práticas das regiões e potencializar o que pode ser aproveitado para todo o Paraná. “Além disso, é um momento de reunir as demandas de políticas públicas, para que o governo possa fazer a sua parte. O Fórum também conseguirá consolidar e implementar os comitês territoriais para que, nas oficinas, possamos levantar as necessidades de desenvolvimento de cada território”, acrescenta.

O coordenador do G7 e presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, considera o Fórum um passo fundamental para o setor. "Analisar, propor soluções e tratar de implantá-las, é isso que precisamos fazer", diz.

Segundo dados do Sebrae, o segmento de micro e pequenas empresas representa 27% do Produto Interno Bruto (PIB), e gera 54% dos empregos formais, totalizando 43,6% da massa salarial. São 12,2 milhões de pequenos negócios no Brasil representados por microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. No Paraná, em torno de 1 milhão.

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Marco Tadeu Barbosa, ressalta que o evento foi pensado sob medida para a realidade das associações comerciais. “Essa valorização da micro e pequena empresa vai muito ao encontro do que precisamos. Nossas associações são 90% de pequeno porte. Temos uma com 19 associados, então, o que será discutido no Fórum está muito em consonância com nosso desenho”, destaca.

Além do Sebrae/PR, promovem o evento o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), a Fiep, a Fecomércio PR, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Fampepar) e o Governo do Paraná Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral. O BRDE é patrocinador do evento.

Sobre o Fopeme

O Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná tem como missão promover, articular e integrar governo e entidades de apoio e representação, visando assegurar políticas públicas para o desenvolvimento e fortalecimento das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná.
Fonte: Assessoria de Imprensa - SEBRAE